Apresentação

Um pouco de uma (recente) história…

Vislumbrando criar um espaço para estudos e discussões acadêmico- científicas surge, em 20 de fevereiro de 2017, o “Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências” (GENFEC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Uberaba, Minas Gerais, a partir de uma iniciativa dos professores Pedro Donizete Colombo Junior e Daniel Fernando Bovolenta Ovigli.

As temáticas de estudos do grupo refletem as inquietações, estudos e reflexões dos professores, iniciadas ainda na época de estudantes de graduação na Universidade de São Paulo (USP/São Carlos), junto ao desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Observatório Dietrich Schiel (ODS), Coordenação de Educação e Difusão do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME) e Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP). Estudos que foram ampliados, em nível de pós-graduação, em seus mestrados e doutorados desenvolvidos em diferentes instituições, USP, UNESP e UFSCar. Desta forma, as bases que sustentam a gênese do grupo foram concebidas ao longo de uma década (2004 a 2014) de muito trabalho e amadurecimento de ideias.

Em 2014, com o ingresso dos professores Pedro Colombo e Daniel Ovigli na UFTM, começou-se, então, a delinear a possibilidade de criação de um espaço voltado ao estudo e pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciência, fruto de orientações e discussões com alunos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e desenvolvimento de projetos aprovados em editais institucionais e também de órgãos externos, como Universal/CNPq e FAPEMIG.

Neste caminhar, em 2016, iniciando as orientações em nível de pós-graduação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e com o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e inserções acadêmicas, a ideia de um grupo de pesquisa ganha formas e contornos, culminando na criação do GENFEC em 2017. Destaca-se neste momento a participação dos orientandos de mestrado que contribuíram decisivamente para esta criação.

O GENFEC, certificado pelo CNPq, tem trabalhado na interface Educação Não Formal, Formação de Professores e Ensino de Ciências. O grupo tem se dedicado no desenvolvimento de pesquisas empíricas e teóricas sobre as possibilidades educacionais em/de espaços não formais frente aos novos desafios da Educação, em especial na relação museu-escola-comunidade; formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, parceria educação formal-educação não formal e divulgação científica.

A participação no grupo sempre foi (e será) aberta a todos aqueles que se inquietam no desejo por uma educação de qualidade e que buscam contribuir para tal. As reflexões realizadas são momentos formativos e ultrapassam as fronteiras pedagógicas, contribuindo para uma formação pessoal e humana, seja para professores, pesquisadores, alunos e comunidade.

Desejamos que o grupo de estudos e pesquisas seja um local no qual não apenas bebemos de conhecimentos, mas que possamos mergulhar em reflexões, em devaneios ou não. É justamente neste mar de ideias que o GENFEC convida a todos a, sem medo de molhar-se, experimentarem esta imersão em águas de saberes (sabores) e encantos do ambiente acadêmico. Com o trabalho de muitas mãos e mentes, inspiração e transpiração, as trilhas estão sendo desbravadas, não se pode mais voltar! Vamos em frente…

Obrigado pela visita! 😊