Egressos

Aline Resende Gomes é mestre em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), cidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Possui graduação em Licenciatura Plena em Química também pela UFTM (2013).  Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Estágio Curricular Supervisionado e também Educação Não Formal. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8269429353225286

Ariany Palhares de Oliveira Borges é mestre em Educação UFTM; Pós-Graduada em Ensino de Artes Visuais (UFMG); Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva (UNIRIO); Língua Brasileira de Sinais – Libras (FIJ) e Docência, Tradução e Interpretação de LIBRAS (UNÍNTESE); Graduação em Letras (2014), Ciências Biológicas (2012) e Pedagogia (2007). Possui certificação para uso e ensino de Libras – PROLIBRAS. Intérprete de Libras, Intérprete de Libras no Contexto Educacional e também Supervisora no CAS/Uberaba. Professora convidada da UNÍNTESE e Professora de Libras do PRONATEC/CEFORES/UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7737445357149235

Antonio Carlos Leite é licenciado em Física (2019) pela UFTM e bacharel em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Tem desenvolvido pesquisas na área de Divulgação Científica e Astronomia, em especial pesquisasndo sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3899805405083279

Adriano Ribeiro Sousa é mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela UFU e licenciado em Física pela UFTM. É professor designado de Física na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais desde 2017. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Foi bolsista do PIBID – Subprojeto de Física (UFTM) e desenvolveu Iniciação Científica na área de Ensino de Física. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4707573331686716

Beatriz Cristina da Silva Delalíbera é mestra em Educação pela UFTM (2018) e possui graduação em Matemática pela mesma instituição (2014). Atualmente trabalha na Escola Estadual Minas Gerais como professora de matemática efetiva (APOS LEI 64/2002) e na Escola Estadual Quintiliano Jardim como professora de matemática designada. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1751045490714246

Bruno Inácio da Silva Pires é mestre em Educação (2019) pela UFTM, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Especialista em Ciências Biológicas, Mídias na Educação, Ciências da Religião. Foi supervisor PIBID. É docente da SEEMG, atuando desde 2008. Atua como Coordenador Pedagógico no Município de Uberaba. Está atualmente em processo de disjunção da SEEMG, pois encontra-se na Direção EM Esther Limirio Brigagão. Atua no CESUBE, no curso de Pedagogia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5979850959489922

Carla Madalena Santos é mestra em Educação pela UFTM (2017) e Graduada em Matemática pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (1995). É especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela UNICLAR (1999), em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Básica (TICEB) pela UFJF, em Docência Universitária pelo Uniaraxá e em Planejamento e Implementação e Gestão da EaD pela UFF. Professora de Matemática junto à SEEMG desde 1993. Professora no Uniaraxá desde 2013. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7068907598394142

Carlos Alberto Bielert Neto é mestre em Educação pela UFTM (2020) e graduado em Física pela mesma instituição (2017). Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: dia do físico, ensino de física, ensino investigativo e abordagens da temática energia. Professor de Física junto à SEEMG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2061171056697690

Carmen de Almeida Martins é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Agronomia pelas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Uberaba/MG, tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando em ensino de geometria, uso das TDIC na educação, saberes docentes, licenciaturas e gestão educacional. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6699648206823117

Carolina Kiyoko Mellini é mestra em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e licenciada em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2016). Desenvolveu seu estudo na linha de pesquisa “Formação de Professores e Cultura Digital”. Atua principalmente na área de Formação de Professores de Ciências e Biologia, com foco na construção dos saberes docentes e a sua relação com a identidade profissional do professor. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6405562516586056

Cleiton da Silva Pinheiro é mestre em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação em Licenciatura em Química pela mesma instituição (2015). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8504413233924192

Flávio Júnio Silva é graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui Ensino Médio pela Escola Estadual João Batista de Carvalho (2010). Tem experiência na área de Física, desenvolvendo pesquisas na área de ensino de física, em especial com o uso de planetário itinerante e educação não formal. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2561106332605996

Frederico Tristão Cruvinel Silva é mestre em Educação (2018) e Graduado em Geografia (2016) pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, de 2014/01 até o término da graduação, e monitor de vínculo voluntário da disciplina Estágio Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Geografia da UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9634581450805000

Gabriel Moreira Cassiano é licenciado em Física (2019) pela UFTM, possui Ensino Médio pelo Colégio Liceu Albert Einstein (2006). Tem experiência na área de Física, desenvolvendo pesquisas na área de ensino de física, em especial na formação inicial de professores. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0846445831405794

João Marcante Neto é licenciado em Física (2019) pela UFTM, possui Ensino Médio pela E.E Irene Dias Ribeiro (2009). Atualmente é graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área de Física, desenvolvendo pesquisas na área de ensino de física, em especial com o uso de planetário itinerante e educação não formal. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9864333841185470

Maria Betânia Moreira Carvalho Silva é mestra em Educação (2019) pela UFTM, licenciada e bacharel em História e bacharel em Nutrição; Pós graduada em Saúde da Família e em Docência no Ensino Superior. Trabalha na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como assistente em administração. Interessada e pesquisadora nas áreas de políticas públicas, lei 10.639/2003, formação continuada de professores, história das ciências, educação em espaços não formais. Atualmente cursa mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0906906820806431

Monica Izilda da Silva é mestra em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas Claretianas (1999) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1997). Especialista em Educação Matemática e em Supervisão e Inspeção Escolares. Atualmente é servidora efetiva da SEEMG, atua como Analista na Divisão Pedagógica onde realiza pesquisas e estudos a fim de subsidiar a proposta de políticas, diretrizes e normas educacionais. Atuou na organização e produção de dados e informações educacionais, além de atuar na organização de eventos educacionais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9605112723087762

Romulo Ramunch Mourão Silva é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM (2020) e licenciado em Física pela mesma instituição (2017). Tem interesse em trabalhos que tratam sobre a Divulgação Científica, Cultura Científica e estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por quatro anos e, hoje, atua como professor de Física junto à SEEMG.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/0594705910018117

Thaís Balada Castilho é mestra em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e licenciada em Física pela mesma instituição (2016). Atua na linha de pesquisa “Formação de professores e cultura digital”. Seus interesses de pesquisa estão na educação científica se entrelaçando em temáticas da História e Natureza da Ciência, Cultura Científica e Divulgação Científica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0069640543458932 

Heloísa de Faria Folador mestra em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Nomeada em caráter efetivo, em março de 2013, para o cargo de Professora de Educação Básica de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia do Ensino Médio. Especialista em Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Bolsista de supervisão do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5297160848715715

Lucas Borges de Oliveira Dutra é mestre em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação de Bacharel em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), graduação em Pedagogia pela Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas (2015) e graduação em Música (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Desde 2009 leciona no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0069640543458932

Tainá Maraucci Aprile é mestra em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2015). Atualmente é professora de Biologia/Ciências do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. Tem experiência na área de Educação, divulgação científica, com ênfase em recursos audiovisuais para formação de professores. Tem interesse nos seguintes temas: Inclusão Educacional, Recursos Audiovisuais e Formação de Professores. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5243691150995056

Carolina Silva Sanches é mestra em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2019). Participou do PIBID durante quatro semestres, bem como na Comissão Organizadora da IV e V Semanas Acadêmicas da Biologia. Foi discente integrante da Comissão do Centro Acadêmico Chico Mendes do curso durante dois semestres (2017 – 2018). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9293777143383505

Tássia de Melo Borges é mestra em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2007) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), onde foi aluna bolsista do PET Matemática. Tem experiência na área de Matemática, como professora de Matemática, nos Ensinos Fundamental II e Ensino Médio, além de ter trabalhado na Unidade Kumon. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4383738815715403

Diogo Arantes Campos é mestre em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente é estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências. Desenvolveu a pesquisa “O pensamento formal no jogo digital League of Legends: as características funcionais”.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1490880859201263

Gladys Regina Barros Silva é mestra em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências. Desenvolveu a pesquisa “Formação e atuação dos instrutores da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uberaba/MG: um estudo a partir de narrativas”.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5910364817610665

Sylmara Castro Vianna é mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Atua em Avaliação Neuropsicológica e em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência na área da educação, com ênfase nos processos envolvidos na aprendizagem infantil e na desenvolvimento do Projeto de Vida para adolescentes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3649172648729293

Maria Catarina Candido Arabe é mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Tecnólogo em gestão pública pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2015). Especialista em Projetos Sociais e Políticas Pública – SENAC/SP. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ. Graduanda em Letras Português / Espanhol pela UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7899757509218065

Lélia Adriana Daher Cavalcante é mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília e especializações Lato Sensu em: Psicopedagogia Universidade Gama Filho, Orientação Educacional, Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil e, Inspeção Escolar e Supervisão Escolar, Faculdade Venda Nova do Imigrante. Ocupa o cargo de Coordenadora Pedagógica, do Departamento de Educação Infantil – Secretaria Municipal de Educação, Uberaba, com serviços prestados no CEMEI Luciano Portelinha Mota. Tem experiência na área de docência, Educação Tecnológica e gestão em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5155477891155050

Pedro de Araújo Queiroz é mestre em Educação em Ciências e Matemática (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFTM. Ensino Médio pela  Moderna Associação Campograndense de Ensino. Licenciado em Matemática. Tem experiência na área de Educação. Desenvolveu a pesquisa “Formação Inicial de Professores e a Educação Não Formal: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área de Ciências da Natureza e Matemática do Estado de Minas Gerais”. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5322558039880796

Gracelina Alves Silva é mestra em Educação em Ciências e Matemática (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFTM. Concluiu o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba, e Bolsista de Iniciação Científica junto ao projeto de Resíduos Sólidos implantado na Instituição (2011). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Participou do PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais) na França, estudou durante dois anos conteúdos de matemática na língua Francesa. Participou de vários projetos de ensino e extensão na UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6189384948281201

Antonio Carlos Leite é mestre em Educação em Ciências e Matemática (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFTM. Licenciado em Física (2019) pela UFTM e bacharel em Física pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Tem desenvolvido pesquisas na área de Divulgação Científica e Astronomia, Pseudociência e Negacionismo Científico  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3899805405083279