Artigos

2019

1. RICETO, B. V. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. . Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 100, p. 169-190, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D; MOREIRA, M. D.; OVIGLI, D. F. B. A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG. AMAZÔNIDA (UFAM), v. 3, p. 40-59, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.

3. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D.; GALANTE, L. A. R. Parceria Escola-Universidade: as feiras de conhecimentos como meio de Divulgação Científica. Revista Ciências em Foco, v. 12, p. 186-195, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.

2018

1. MENEZES, I. M. C. A. ; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. The relationship between Formal Education – Non-Formal Education: A descriptive and analytical review of the publications about astronomy education in journals and events related to science teaching in the Brazilian context. SCIENCE EDUCATION INTERNATIONAL (ONLINE), v. 29, p. 11-19, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

2. CASTILHO, T. B. ; SOUSA, A. R. ; OVIGLI, D. F. B. Educação científica nos museus: a importância das diversas linguagens presentes nas exposições. EVIDÊNCIA (ARAXÁ), v. 14, p. 139-148, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

3. OLIVEIRA, C. T. F. ; OVIGLI, D. F. B.; SILVA, M. I. ; SIMÕES, R. M. R. O uso de tecnologias no Ensino Médio: o que dizem os artigos? EVIDÊNCIA (ARAXÁ), v. 14, p. 225-236, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

4. COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. A interface arte-ciência-cultura como forma de inovar a formação inicial de professores de Física. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), v. 77, p. 97-120, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

5. DELALÍBERA, B. C. S. ; GOMES, A. R. ; OVIGLI, D. F. B. O ensino de estatística e probabilidade por meio de jogos e resolução de problemas diante dos desafios do processo de formação docente. REV. TRIÂNGULO, v. 11, p. 248-264, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

6. SANTOS, C. M.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Interdisciplinaridade e educação: desafios e possibilidades frente à produção do conhecimento. REV. TRIÂNGULO, v. 11, p. 26-44, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

7. GOMES, A. R.; COLOMBO JUNIOR, P. D. A produção acadêmica sobre Estágio Curricular Supervisionado e a formação inicial de professores: uma análise a partir de revistas Qualis A/Educação/Capes. REV. TRIÂNGULO, v. 11, p. 163-180, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

8. MELLINI, C. K.; SIVIERI-PEREIRA, H. O. A formação do professor de Ciências Biológicas: o que tem sido pesquisado? EVIDÊNCIA (ARAXÁ), v.14, p.159 – 170, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

9. GOMES, A. R. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. Diálogos necessários: neurociência, emoções e a formação inicial de professores. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (IMPRESA), v. 78, p. 183-204, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

10. FRANCO, R. A. ; LEON, D. ; SANTOS, C. M. ; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Espaços não-formais de educação: acenando para um debate frente às possibilidades educativas promovidas pela aproximação museus de ciências-escola. Plures Humanidades, v. 19, p. 433-448, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

11.  CASTILHO, T. B. ;OVIGLI, D. F. B. O discurso de divulgação científica: reconhecendo suas características no filme Perdido em Marte. Revista Ciências em Foco, v. 11, p. 56-65, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

12. SOUSA, A. R. ; MOREIRA, M. D. ; OVIGLI, D. F. B. ; OLIVEIRA, A. R.;COLOMBO JUNIOR, P. D. Prácticas innovadoras en la enseñanza de física moderna en una escuela pública Brasileña. REVISTA DE ESTUDIOS Y EXPERIENCIAS EN EDUCACIÓN (EN PRENSA), v. 17, p. 1-17, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.

2017

1. LOURENCO, A. B. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. ; LÍCIO, J. G. ; OVIGLI, D. F. B. A nanotecnologia na concepção de estudantes do ensino médio: o desenho como elemento de análise. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. (Bogotá, Colombia), v. 12, p. 27-42, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, D. R. M. ; PINTO, T. H. O. ; SILVA, R. S. Ciência na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 169-197, 2017.  Clique AQUI para acessar o artigo.

3. SANTOS, C. M. ; FRANCO, R. A. G. ; LEON, D. S.; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Interdisciplinarity in Education: Overcoming Fragmentation in the Teaching-Learning Process. International Education Studies, v. 10, p. 71-77, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.

4. SANTOS, C. M. ; CORNÉLIO, W. F. ; KATO, D. S. ; OVIGLI, D. F. B. Capoeira e matemática: diálogo possível por meio da perspectiva etnomatemática. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 19, p. 725-741, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.