2023
1. FOLADOR, H. F.; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Museus virtuais: o que são e como defini-los?. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 14, p. 1-23, 2023.. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. MARANDINO, M.; LEITE, E. D.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Esquentando o debate: análise de temas sociocientíficos controversos selecionados por licenciandos em visitas a museus. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 49, e250644, p, 1-26, 2023. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. COLOMBO JUNIOR, P. D.; MARANDINO, M.; SCALFI, G. Biodiversity and Science, Technology, Society and Environment (STSE): visitor perceptions at a science and natural history museum. International Journal of Research in Education and Science, v. 9, p. 753-773, 2023. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. FOLADOR, H. F.; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Museus virtuais de Ciências: divulgação científica e interatividade no ciberespaço. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 7, p. 79-99, 2023. Clique AQUI para acessar o artigo.
5. CARVAJAL, B. C.; OVIGLI, D. F. B. Ecological Mind: Is it possible to make an ecological commitment to the planet through interscience communication? AGORA DE HETERODOXIAS – Revista Digital de Investigación, v. 9, p. 10-24, 2023. Clique AQUI para acessar o artigo.
6. SILVA, M. B. M. C.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Descortinando o Museu dos Dinossauros: Narrativa Interpretativa Para Além de sua Exposição. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 23, e44582, 2023, p. 1–27. Clique AQUI para acessar o artigo.
7. DUTRA, L. B. de O.; COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. B. F. Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi: a música como cultura para além da sala de aula. Educação Em Foco, v. 28, n. Dossiê Temático, 2023, p. 1-24. Clique AQUI para acessar o artigo.
8. CASSIANO, G. M. ; OVIGLI, D. F. B. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. A primeira década do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2009 – 2018): um olhar reflexivo para a evasão na dimensão socioacadêmica. Revista Insignare Scientia (RIS), v. 6, p. 200-225, 2023. Clique AQUI para acessar o artigo.
2022
1. PIRES, B. I. S.; COLOMBO JUNIOR, P. D. A escola vai ao museu(!)(?): um olhar de coordenadores pedagógicos e da gestão educacional de Uberaba, Minas Gerais. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 44, e53678, p. 1-13, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. CASTILHO, T. B.; OVIGLI, D. F. B. La ciencia como artefacto cultural: análisis de la narrativa cinematográfica en películas de ciencia ficción. REVISTA PRAXIS & SABER: MAESTRÍA EN EDUCACIÓN, v. 13, p. 1-16, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. ITOTONAY, G. Y.; OVIGLI, D. F. B. Sequência didáctica inspirada em História da Matemática como estratégia metodológica para o ensino das equações do 2º grau na 9ª classe. RECH – Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, v. VI, p. 62-85, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. QUEIROZ, PEDRO DE ARAUJO ; COLOMBO JUNIOR, P. D. Educação Não Formal e Formação Inicial de Professores. Revista Triângulo, v. 15, p. 84-101, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
5. LEITE, ANTÔNIO CARLOS ; COLOMBO JUNIOR, P. D.; CASTRO VIANNA, SYLMARA . Divulgação Científica e Mídias Digitais. Revista Triângulo, v. 15, p. 127-137, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
6. ARABE, M. C. C. O professor, os museus de ciência e a mediação como itinerário para o conhecimento científico. Revista Triângulo, Uberaba – MG, v. 15, n. 2, p. 43–56, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
7. PIRES, B. I. da S.; SILVA, M. I. da. O Ensino Médio em tempo integral do Estado de Minas Gerais: aproximações e lacunas pedagógicas com a educação não formal. Revista Triângulo, Uberaba – MG, v. 15, n. 2, p. 155–170, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
8. APRILE, T. M.; OVIGLI, D. F. B. Inclusão e acessibilidade em espaços científico-culturais : análise de produções acadêmicas da BDTD. Revista Triângulo, Uberaba – MG, v. 15, n. 2, p. 237–257, 2022. Clique AQUI para acessar o artigo.
2021
1. OVIGLI, D. F. B.; KLEPKA, V. A formação de professores em Ciências e Matemática na educação do campo a partir das experiências em Estágios e TCCs. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 113, p. 352-372, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. SILVA, R. R. M. ; OVIGLI, D. F. B. As representações da Ciência em matérias de uma revista de divulgação científica: a Cosmologia SuperInteressante. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 26, p. 343, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. COLOMBO JUNIOR, P. D. (PRO)FESSORA, POSSO PERGUNTAR? Visitas escolares a exposições sobre controvérsias sociocientíficas em museus de ciências. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 1, p. 1-18, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. SILVA, M. B. M. C.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno. Revista Diálogo Educacional, v. 21, n. 69, p. 564-590, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
5. COLOMBO JUNIOR, P. D.; SILVA, R. R. M. ; FOLADOR, H. F. ; SILVA, M. I. ; OVIGLI, D. F. B. Visitas de crianças ao Planetário Itinerante da UFTM: a divulgação científica em foco. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
6. PINHEIRO, C. S.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Contribuições do Pibid na construção da identidade docente de professores de ciências da natureza e matemática. RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, v.17, n.37, p. 1-27, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
7. LOURENÇO, A. B.; SOUSA, A. E. C. ; COSTA, G. G. G. ; COLOMBO JUNIOR, P. D.; PEREIRA, A. L. J. Método de estudo de caso no ensino de física: percepções de estudantes do ensino médio. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, v. 33, n. 2, p. 63-71, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
8. COLOMBO JUNIOR, P. D.; SOUSA, A. R.; LOURENÇO, A. B.; OVIGLI, D. F. B. . Física moderna e contemporânea em sala de aula: práxis de professores egressos de uma universidade brasileira. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. extra, p. 2114-2121, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
9. COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. B.; LOURENÇO, A. B. Centro de Divulgação Científica e Cultural em seus 40 anos aproximando a Universidade de São Paulo e a sociedade: um estudo a partir de dissertações e teses. REVISTA CPC (USP), v. 16, p. 56-84, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
10. COLOMBO JUNIOR, P. D.; LEITE, E. D.; MARANDINO, M. Cool Down ou Heat Up? a escolha de temas sociocientíficos controversos por professores em formação na relação com museus de ciências. Revista Comunicações, v. 28, n. 3, p. 25-37, 2021. Clique AQUI para acessar o artigo.
2020
1. COLOMBO JUNIOR, P. D. e SILVA, C. C. Relações articuladoras: viabilizando o uso instrumental do losango didático em sequências de ensino-aprendizagem. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 22, pp. 1-17, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. AMARAL, R.; OVIGLI, D. F. B. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. Aprendendo com a Natureza: geodiversidade, atividades audiovisuais e trilhas interpretativas no ensino das Ciências da Terra. REVISTA TERRAE DIDATICA, v. 16, p. 1-12, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. MELLINI, C. K.; OVIGLI, D. F. B. Identidade docente: percepções de professores de biologia iniciantes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 22, pp. 1-22, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. COLOMBO JUNIOR, P. D; MARANDINO, M. Museus de ciências e controvérsias sociocientíficas: reflexões necessárias. JCOM – América Latina, v. 3, n. 1, pp. 1-17, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
5. SILVA, R. O.; OVIGLI, D. F. B. Os jogos Dominó da Multiplicação e Batalha das Operações como estratégias de fixação das operações básicas de Matemática no 6º ano de uma escola do campo. Tangram – Revista de Educação Matemática, v. 3, p. 229-243, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
6. LEITE, A. C.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Olimpíada Brasileira de Astronomia do Ensino Médio: entre textos e contextos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. e237997092, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
7. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. The Information and Communication Technologies (ICT) in educational research in science museums in Brazil. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, v. 16, p. 272-286, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
8. COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. B.; ALVES, S. E. Iniciação à docência em física e as indagações de estudantes da Educação Básica ? um relato. REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, v. 11, p. 289-300, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
9. SILVA, M. I. ; OVIGLI, D. F. B. Olhares Juvenis para as escolas – gaiolas ou asas?. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-22, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
10. SILVA, C. D. D. ; OVIGLI, D. F. B. Levantamento das Unidades de Medida Não Convencionais Utilizadas na Comunidade Moreira, Rio Pardo De Minas/MG: um olhar etnomatemático. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 2, p. 79-89, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
11. SILVA, D. G. ; OVIGLI, D. F. B. ; SIMOES, R. M. R. Pesquisa escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os professores? EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 36, p. 1-19, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
12. BISPO, L. H. F. ; OVIGLI, D. F. B. O ensino de funções de 1º grau com a utilização do Geogebra na Educação (Matemática) do Campo: uma abordagem exploratório-investigativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, n.3, p. 506-526, abr./jun. 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
13. SA, A. A. ; OVIGLI, D. F. B. Os conhecimentos matemáticos envolvidos na fabricação do polvilho na Comunidade Santa Maria, Rio Pardo de Minas/MG. HIPÁTIA – REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA, v. 5, p. 383-397, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
14. GOMES, A. R.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Investigando as emoções de licenciandos em situação de estágio supervisionado. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, p. 165-181, 2020. Clique AQUI para acessar o artigo.
2019
1. RICETO, B. V. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. . Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 100, p. 169-190, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. COLOMBO JUNIOR, P. D; MOREIRA, M. D.; OVIGLI, D. F. B. A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG. AMAZÔNIDA (UFAM), v. 3, p. 40-59, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D.; GALANTE, L. A. R. Parceria Escola-Universidade: as feiras de conhecimentos como meio de Divulgação Científica. Revista Ciências em Foco, v. 12, p. 186-195, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. SOUSA, A. R. ; MOREIRA, M. D. ; OVIGLI, D. F. B. ; OLIVEIRA, A. R.;COLOMBO JUNIOR, P. D. Prácticas innovadoras en la enseñanza de física moderna en una escuela pública Brasileña. REVISTA DE ESTUDIOS Y EXPERIENCIAS EN EDUCACIÓN, v. 18, n. 38, p. 241-256, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.
5. GONCALLO, R. L. A. ; SANTOS, E. C. A. ; KATO, D. S. ; OVIGLI, D. F. B. Interculturalidade e Educação: abordando a Temática Indígena na Educação Básica. VÉRTICES, v. 21, p. 18-27, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.
6. CASTILHO, T. B.; OVIGLI, D. F. B. Mapeamento das teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre o uso de filmes na educação em ciências. CIÊNCIA EM TELA, v. 12, p. 1-13, 2019. Clique AQUI para acessar o artigo.
2018
1. MENEZES, I. M. C. A. ; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. The relationship between Formal Education – Non-Formal Education: A descriptive and analytical review of the publications about astronomy education in journals and events related to science teaching in the Brazilian context. SCIENCE EDUCATION INTERNATIONAL (ONLINE), v. 29, p. 11-19, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. CASTILHO, T. B. ; SOUSA, A. R. ; OVIGLI, D. F. B. Educação científica nos museus: a importância das diversas linguagens presentes nas exposições. EVIDÊNCIA (ARAXÁ), v. 14, p. 139-148, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. OLIVEIRA, C. T. F. ; OVIGLI, D. F. B.; SILVA, M. I. ; SIMÕES, R. M. R. O uso de tecnologias no Ensino Médio: o que dizem os artigos? EVIDÊNCIA (ARAXÁ), v. 14, p. 225-236, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. A interface arte-ciência-cultura como forma de inovar a formação inicial de professores de Física. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), v. 77, p. 97-120, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
5. DELALÍBERA, B. C. S. ; GOMES, A. R. ; OVIGLI, D. F. B. O ensino de estatística e probabilidade por meio de jogos e resolução de problemas diante dos desafios do processo de formação docente. REV. TRIÂNGULO, v. 11, p. 248-264, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
6. SANTOS, C. M.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Interdisciplinaridade e educação: desafios e possibilidades frente à produção do conhecimento. REV. TRIÂNGULO, v. 11, p. 26-44, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
7. GOMES, A. R.; COLOMBO JUNIOR, P. D. A produção acadêmica sobre Estágio Curricular Supervisionado e a formação inicial de professores: uma análise a partir de revistas Qualis A/Educação/Capes. REV. TRIÂNGULO, v. 11, p. 163-180, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
8. MELLINI, C. K.; SIVIERI-PEREIRA, H. O. A formação do professor de Ciências Biológicas: o que tem sido pesquisado? EVIDÊNCIA (ARAXÁ), v.14, p.159 – 170, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
9. GOMES, A. R. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. Diálogos necessários: neurociência, emoções e a formação inicial de professores. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (IMPRESA), v. 78, p. 183-204, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
10. FRANCO, R. A. ; LEON, D. ; SANTOS, C. M. ; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Espaços não-formais de educação: acenando para um debate frente às possibilidades educativas promovidas pela aproximação museus de ciências-escola. Plures Humanidades, v. 19, p. 433-448, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
11. CASTILHO, T. B. ;OVIGLI, D. F. B. O discurso de divulgação científica: reconhecendo suas características no filme Perdido em Marte. Revista Ciências em Foco, v. 11, p. 56-65, 2018. Clique AQUI para acessar o artigo.
2017
1. LOURENCO, A. B. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. ; LÍCIO, J. G. ; OVIGLI, D. F. B. A nanotecnologia na concepção de estudantes do ensino médio: o desenho como elemento de análise. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. (Bogotá, Colombia), v. 12, p. 27-42, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.
2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, D. R. M. ; PINTO, T. H. O. ; SILVA, R. S. Ciência na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 12, p. 169-197, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.
3. SANTOS, C. M. ; FRANCO, R. A. G. ; LEON, D. S.; OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Interdisciplinarity in Education: Overcoming Fragmentation in the Teaching-Learning Process. International Education Studies, v. 10, p. 71-77, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.
4. SANTOS, C. M. ; CORNÉLIO, W. F. ; KATO, D. S. ; OVIGLI, D. F. B. Capoeira e matemática: diálogo possível por meio da perspectiva etnomatemática. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 19, p. 725-741, 2017. Clique AQUI para acessar o artigo.