Planetário Itinerante

Recentemente, por meio de uma chamada pública da FAPEMIG para ações de Divulgação Científica (DC), a UFTM adquiriu um Planetário Itinerante, parte integrante do programa de DC “Para além dos muros da universidade: a divulgação científica por meio de ações socioeducativas e culturais” (APQ-03990-15), com gestão dos professores Pedro Donizete Colombo Junior (coordenador), Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Marcos Dionizio Moreira e Thiago Marinho.

Neste espaço, itinerante, tem sido desenvolvida ações de pesquisa sobre a percepção pública da ciência, extensão de popularização da ciência e tecnologia e ensino em diferentes níveis, atendendo, assim, a tríade que sustenta a Universidade.

De maneira bastante genérica, os planetários podem ser entendidos como locais de cúpula fechada, na qual são projetados (em fulldome) diferentes temáticas. Seu uso propicia abordagens interligadas em diferentes frentes do conhecimento, como astronomia e geologia; matemática e paleontologia, física e química, entre outras. Tais apresentações podem, além de ser um fator motivacional para o estudo e divulgação da ciência, promover uma percepção pública da ciência e tecnologia de forma integrada.

As visitas ao planetário são realizadas mediante agendamento prévio. Para visitas ao planetário e/ou levá-lo para sua escola/cidade, favor entrar em contato pelo e-mail a seguir.

AGENDAMENTOS PLANETÁRIO (ATÉ FINAL DE NOVEMBRO DE 2018 –  planetariouftm@gmail.com)

VISITAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO – Peirópolis (CCCP/UFTM)

  • As visitas ocorrem sempre nos primeiros e terceiros sábados do mês no horário das 14h às 17h30, exceto quando o planetário estiver itinerante em outras localidades
  • Não há cobrança de ingresso para as visitas ao planetário
  • NÃO É NECESSÁRIO AGENDAR VISITAS

VISITAS ESCOLARES – Peirópolis/Uberaba (CCCP/UFTM)

  • Todas as quartas-feiras nos turnos: manhã (08h30 as 12h); tarde (13h as 16h), mediante agendamento prévio,  exceto quando o planetário estiver itinerante em outras localidades
  • SOMENTE COM AGENDAMENTO
  • Não há cobrança de ingresso para as visitas ao planetário
  • Para agendamentos das visitas escolares, são necessários:
  1. Preencher o FORMULÁRIO disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMDyiP6lydN9OOKqAZDId8DTGcam5aDB3uhINrH7H_lwPGzA/viewform
  2. Atentar para o número máximo de visitantes por sessão no planetário e para seu horário de funcionamento.
  3. Aguardar confirmação do agendamento via e-mail.

VISITAS ESCOLARES – Itinerantes (em Uberaba e outras localidades da região)

  • As visitas do planetário para escolas de Uberaba e região iniciarão em FEVEREIRO de 2019, mediante agendamento prévio e assinatura de termo de compromisso e responsabilidades.
  • Os documentos para tais agendamentos serão disponibilizados em breve neste espaço.

INFORMAÇÕES:  E-mail: planetariouftm@gmail.com

 Resultado de imagem para importante gif animado

Devido as projeções do planetário serem realizadas em 3D Fulldome (ambientes de projeção de vídeo em domo imersivo), as visitas ao planetário NÃO SÃO INDICADAS para pessoas que sofrem de Claustrofobia (medo exagerado locais fechados); Nictofobia (medo do escuro); Labirintite (distúrbio do ouvido que provoca tontura e mal-estar); Síndrome do pânico (transtorno de ansiedade com crises inesperadas); Epilepsia (crises de perda da consciência, acompanhadas de convulsões). Solicitamos atenção especial no momento dos agendamentos de grupos escolares.