Capítulos de livros

Capítulos 2023

1. SILVA, G. A.; OVIGLI, D. F. B. Mostras de Saberes e a motivação dos professores-orientadores. In: Camila Lima Miranda; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Educação em Ciências e Matemática: pesquisas, relatos e reflexões do PPGECM/UFTM. 1ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2023, v. , p. 67-92. Acesse o capítulo AQUI.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; PINHEIRO, A. P. Z. ; CAVALCANTE, L. A. D. Espaços de Educação Não Formal e Suas Potencialidades na e para a Problematização e Uso Consciente da Água em uma Perspectiva Sustentável. In: Tadeu Fabricio Malheiros; Ariane Baffa Lourenço; Gérsica Moraes Nogueira da Silva; Vinicius Perez Dictoro; Andrea Borges. (Org.). Água e sustentabilidade: bases conceituais para o ensino das Ciências Ambientais. 1ed.São Paulo: Com-Arte. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. PROFCIAMB, 2023, v. 1, p. 153-165. Acesse o capítulo AQUI

3. COLOMBO JUNIOR, P. D.; QUEIROZ, P. A. ; SILVA, M. B. M. C. . A busca por um fazer museal que contemple práticas sociais!. In: Camila Lima Miranda; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Educação em Ciências e Matemática: pesquisas, relatos e reflexões do PPGECM/UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. único, p. 203-2019. Acesse o capítulo AQUI.

4. MIRANDA, C. L. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. . Apresentação: O início de uma história. In: Camila Lima Miranda; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Educação em Ciências e Matemática: pesquisas, relatos e reflexões do PPGECM/UFTM. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 6-10. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2022

1. CAVALCANTI, A.; OVIGLI, D. F. B.; DUTRA, F. C. M. S. Cuidados éticos e submissão de projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa. In: Sabrina Martins Barroso. (Org.). Pesquisa em Psicologia e Humanidades: métodos e contextos contemporâneos. 1ed.Petrópolis/RJ: Vozes, 2022, v. único, p. 49-71. Acesse o capítulo AQUI.

2. BORGES, A. P. O.; OVIGLI, D. F. B. La relación museo de ciencias-escuela y el estudiante sordo: una investigación basada en el Método del Recuerdo Estimulado. In: Martha Vergara Fregoso; Horacio Ademar Ferreyra. (Org.). Miradas y voces de la Investigación Educativa VII: Diversidad, Inclusión y Aprendizaje. Aportes desde la Investigación Educativa. 1ed.Guadalajara/MX: Universidad de Guadalajara, 2022, v. VII, p. 246-274. Acesse o capítulo AQUI.

3. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. . Divulgação científica e inclusão social com base nas ações do Planetário Itinerante da UFTM. In: Vanessa Fagundes e Nayane Breder. (Org.). Divulgação científica: boas práticas. Iniciativas, experiências e reflexões no contexto da Rede Mineira de Comunicação Científica. 1ed.Belo Horizonte/MG: Rede Mineira de Comunicação Científica, 2022, v. único, p. 112-131. Acesse o capítulo AQUI.

4. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. Museus (de Ciências) como espaços formativos: um olhar sobre as pesquisas e práticas desenvolvidas pelo Genfec. In: Monica Izilda da Silva; Daniel Fernando Bovolenta Ovigli; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Da pesquisa às práticas educacionais a partir de lives de formação em tempos de pandemia. 1ed.Belém/PA: RFB Editora, 2022, v. único, p. 13-28. Acesse o capítulo AQUI.

5. CAMPOS, D. A.; SILVA, G. R. B.; OVIGLI, D. F. B. A metamorfose das metodologias ativas: o uso de aplicativos interativos no processo de aprendizagem ativa. In: Monica Izilda da Silva; Daniel Fernando Bovolenta Ovigli; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Da pesquisa às práticas educacionais a partir de lives de formação em tempos de pandemia. 1ed.Belém/PA: RFB Editora, 2022, v. único, p. 91-108. Acesse o capítulo AQUI.

6. COLOMBO JUNIOR, P. D.; OVIGLI, D. F. B. O papel dos museus de ciências contra o negacionismo da ciência: o que está em jogo?. In: Marcus Vinícius dos Santos, Marisa Cardoso, Mozahir Salomão Bruck. (Org.). Dossiê contra o negacionismo da ciência: a importância do conhecimento. 1ed.: Sociedade Mineira de Cultura – Editora PUC Minas, 2022, v. , p. 156-165. Acesse o capítulo AQUI.

7. DURAES, F. A. A. ; VIVIANI, F. C. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. Apresentação do livro “Quando a pesquisa conta”. In: Valdir Heitor Barzotto; Elio Carlos Ricardo; Rogério de Almeida; Fabíola Alice dos Anjos Durães; Fabrícia Carla Viviani; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Quando a pesquisa conta. 1ªed.São Paulo: FEUSP, 2022, v. único, p. 9-12. Acesse o capítulo AQUI.

8. COLOMBO JUNIOR, P. D.; MARANDINO, M. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e as exposições Hands-on Biodiversity e Life in Crisis: Schad Gallery of Biodiversity do Royal Ontario Museum na perspectiva do visitante: um estudo de caso. In: Valdir Heitor Barzotto; Elio Carlos Ricardo; Rogério de Almeida; Fabíola Alice dos Anjos Durães; Fabrícia Carla Viviani; Pedro Donizete Colombo Junior. (Org.). Quando a pesquisa conta. 1ªed.São Paulo: FEUSP, 2022, v. único, p. 88-98. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2021

1. MARTINS, M. L. R. R. ; OVIGLI, D. F. B. . O ensino de Matemática para alunos surdos nas práticas pedagógicas de um professor ouvinte e de um professor surdo. In: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas; Luciene Lima de Assis Pires; Marta João Francisco Silva Souza. (Org.). Perspectivas para a educação em ciências e matemática: a pesquisa e a escola. 1ed.Goiânia/GO: Scotti, 2021, v. 1, p. 125-150. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2020

1. OVIGLI, D. F. B.; BORGES, A. P. O. Estudante surdo e o ensino de Paleontologia: análise da inclusão em aulas de Ciências na interação com um Museu. In: Welisson Marques. (Org.). Educação, Linguagem e(m) Discurso: Perspectivas Teóricas e Analíticas. 1ed.Uberaba/MG: Educare, 2020, v. único, p. 193-221. Acesse o capítulo AQUI.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; ALVES, S. E. ; SANTOS, R. A. F. . Abordagens colaborativas e o ensino de ciências por investigação na Educação Básica. In: Wender Faleiro; Alessandra Aparecida Viveiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Inovação & Letramento Científico: caminhos e descobertas no ensino de Ciências da Natureza. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 205-232. Acesse o capítulo AQUI.

3. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. O Dia C da Ciência e a divulgação científica no Museu dos Dinossauros do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Uberaba/MG. In: Wender Faleiro; Marina Valentim Barros; Mauro Antonio Andreata. (Org.). A docência e a divulgação científica no ensino de ciências. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 187-207. Acesse o capítulo AQUI.

5. FARIA, V. M. E. B.; OVIGLI, D. F. B. Educação de jovens e adultos do campo: unidades de medida convencionais e não convencionais no ensino de Matemática. In: Carlos Edinei de Oliveira; Erlando da Silva Rêses; Juracy Machado Pacífico. (Org.). Educação Pública em debate no Centro-Oeste e Norte brasileiros: entre a Unidade e a Diversidade no Contexto Escolar Brasileiro  1ed.Porto Velho/RO: Edufro – Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2020, v. único, p. 119-130. Acesse o capítulo AQUI.

6. SILVA, M. I. ; OVIGLI, D. F. B. . Escola pra quê? Os sentidos do Ensino Médio para o Jovem. In: Wender Faleiro, Maria Zenaide Alves, Luciene Francisco Vieira. (Org.). Vozes e viesses de jovens estudantes. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 77-98. Acesse o capítulo AQUI.

7. COLOMBO JUNIOR, P. D. ; GOMES, A. R. ; OVIGLI, D. F. B. . Investigando as emoções de um licenciando em Física em situação de Estágio Supervisionado. In: Wender Faleiro, Nivaldo Aureliano Léo Neto, Welson Santos Barbosa. (Org.). desENCONTROS na Formação em Ciências da Natureza. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 285-306. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2019

1. OVIGLI, D. F. B.; FERREIRA, D. C. ; CUNHA NETO, J. H. . O perfil acadêmico como estruturante da identidade docente: uma análise dos cursos de licenciatura em Física e Matemática. In: Váldina Gonçalves da Costa. (Org.). Teorizando a prática e praticando a teoria na formação de professores. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. único, p. 199-214. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2018

1. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. La pedagogía de proyectos como metodología de investigación-acción. In: Tomás Fontaines-Ruiz e Ana Delia Barrera. (Orgs.). Inquietudes Metodológicas. 1ed.Machala/Equador: Universidad Técnica de Machala, 2018, v. único, p. 117-145. Acesse o capítulo AQUI.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; MOREIRA, M. D. Reflexos no espelho da formação docente: o Pibid Física – UFTM sob o olhar de uma bolsista em diferentes papéis. In: Deolinda de Jesus Freire; Renato Fundão Vieira; Tânia Halley. (Orgs.). Formação inicial e continuada no contexto do PIBID – UFTM. 1ed. São Paulo: Oitava Rima, 2018, v. único, p. 175-196.

3. KATO, D. S. ; SILVA, D. K. ; OVIGLI, D. F. B. A formação de professores de Ciências no contexto da Licenciatura em Educação do Campo: a articulação entre espaços formais e não formais na disciplina “Ecologia e estudo do meio”. In: Váldina Gonçalves da Costa; Marinalva Vieira Barbosa. (Org.). Formação de professores e contextos de trabalho: diferentes olhares. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2018, v. único, p. 69-88. 

Capítulos 2017

1. COSTA, A. C. O. ; SILVA, D. C. ; MORAIS, S. P. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. Sistematizando memórias: a Mostra de Saberes da E.E. Professora Corina de Oliveira, Uberaba-MG. In: Wender Faleiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. único, p. 197-202. Acesse o capítulo AQUI.

2. SILVA, C. C. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. An Innovative Approach for Teaching Solar Physics in a Partnership between Formal and Non-Formal Education. In: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum: Innovative Teaching and Learning in Basic Science Education. 1ed.Rotterdam: Sense Publishers, 2017, v. único, p. 127-141.