Capítulos de livros

Capítulos 2020

1. OVIGLI, D. F. B.; BORGES, A. P. O. Estudante surdo e o ensino de Paleontologia: análise da inclusão em aulas de Ciências na interação com um Museu. In: Welisson Marques. (Org.). Educação, Linguagem e(m) Discurso: Perspectivas Teóricas e Analíticas. 1ed.Uberaba/MG: Educare, 2020, v. único, p. 193-221. Acesse o capítulo AQUI.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; ALVES, S. E. ; SANTOS, R. A. F. . Abordagens colaborativas e o ensino de ciências por investigação na Educação Básica. In: Wender Faleiro; Alessandra Aparecida Viveiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Inovação & Letramento Científico: caminhos e descobertas no ensino de Ciências da Natureza. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 205-232. Acesse o capítulo AQUI.

3. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. O Dia C da Ciência e a divulgação científica no Museu dos Dinossauros do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Uberaba/MG. In: Wender Faleiro; Marina Valentim Barros; Mauro Antonio Andreata. (Org.). A docência e a divulgação científica no ensino de ciências. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 187-207. Acesse o capítulo AQUI.

5. FARIA, V. M. E. B.; OVIGLI, D. F. B. Educação de jovens e adultos do campo: unidades de medida convencionais e não convencionais no ensino de Matemática. In: Carlos Edinei de Oliveira; Erlando da Silva Rêses; Juracy Machado Pacífico. (Org.). Educação Pública em debate no Centro-Oeste e Norte brasileiros: entre a Unidade e a Diversidade no Contexto Escolar Brasileiro  1ed.Porto Velho/RO: Edufro – Editora da Universidade Federal de Rondônia, 2020, v. único, p. 119-130. Acesse o capítulo AQUI.

6. SILVA, M. I. ; OVIGLI, D. F. B. . Escola pra quê? Os sentidos do Ensino Médio para o Jovem. In: Wender Faleiro, Maria Zenaide Alves, Luciene Francisco Vieira. (Org.). Vozes e viesses de jovens estudantes. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 77-98. Acesse o capítulo AQUI.

7. COLOMBO JUNIOR, P. D. ; GOMES, A. R. ; OVIGLI, D. F. B. . Investigando as emoções de um licenciando em Física em situação de Estágio Supervisionado. In: Wender Faleiro, Nivaldo Aureliano Léo Neto, Welson Santos Barbosa. (Org.). desENCONTROS na Formação em Ciências da Natureza. 1ed.Goiânia: Kelps, 2020, v. único, p. 285-306. Acesse o capítulo AQUI.

 

Capítulos 2019

1. OVIGLI, D. F. B.; FERREIRA, D. C. ; CUNHA NETO, J. H. . O perfil acadêmico como estruturante da identidade docente: uma análise dos cursos de licenciatura em Física e Matemática. In: Váldina Gonçalves da Costa. (Org.). Teorizando a prática e praticando a teoria na formação de professores. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. único, p. 199-214. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2018

1. OVIGLI, D. F. B.; COLOMBO JUNIOR, P. D. La pedagogía de proyectos como metodología de investigación-acción. In: Tomás Fontaines-Ruiz e Ana Delia Barrera. (Orgs.). Inquietudes Metodológicas. 1ed.Machala/Equador: Universidad Técnica de Machala, 2018, v. único, p. 117-145. Acesse o capítulo AQUI.

2. COLOMBO JUNIOR, P. D.; MOREIRA, M. D. Reflexos no espelho da formação docente: o Pibid Física – UFTM sob o olhar de uma bolsista em diferentes papéis. In: Deolinda de Jesus Freire; Renato Fundão Vieira; Tânia Halley. (Orgs.). Formação inicial e continuada no contexto do PIBID – UFTM. 1ed. São Paulo: Oitava Rima, 2018, v. único, p. 175-196.

3. KATO, D. S. ; SILVA, D. K. ; OVIGLI, D. F. B. A formação de professores de Ciências no contexto da Licenciatura em Educação do Campo: a articulação entre espaços formais e não formais na disciplina “Ecologia e estudo do meio”. In: Váldina Gonçalves da Costa; Marinalva Vieira Barbosa. (Org.). Formação de professores e contextos de trabalho: diferentes olhares. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2018, v. único, p. 69-88. Acesse o capítulo AQUI.

Capítulos 2017

1. COSTA, A. C. O. ; SILVA, D. C. ; MORAIS, S. P. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. Sistematizando memórias: a Mostra de Saberes da E.E. Professora Corina de Oliveira, Uberaba-MG. In: Wender Faleiro; Maria Paulina de Assis. (Org.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017, v. único, p. 197-202. Acesse o capítulo AQUI.

2. SILVA, C. C. ; COLOMBO JUNIOR, P. D. An Innovative Approach for Teaching Solar Physics in a Partnership between Formal and Non-Formal Education. In: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum: Innovative Teaching and Learning in Basic Science Education. 1ed.Rotterdam: Sense Publishers, 2017, v. único, p. 127-141.