ANA PAULA ZANOLI PINHEIRO
A divulgação científica no combate ao negacionismo científico: contribuições de uma feira de ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
ANTÔNIO CARLOS LEITE
Quando a divulgação científica é feita às avessas: negacionismo científico e pseudociência por meio do Youtube. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
GRACELINA ALVES SILVA
Motivações dos professores-orientadores em Mostras de Saberes de Uberaba/MG (2016-2019). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
LÉLIA ADRIANA DAHER CAVALCANTE
Diálogos entre a Escola e o Museu com foco na Aprendizagem Baseada em Problemas. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
PEDRO DE ARAUJO QUEIROZ
Formação Inicial de Professores e a Educação Não Formal: análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) da área de Ciências da Natureza e Matemática do Estado de Minas Gerais. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
SYLMARA CASTRO VIANNA
Divulgação científica e mídias digitais: respostas emocionais de adolescentes frente à pandemia da Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
DIOGO ARANTES CAMPOS
O pensamento formal no jogo digital League of Legends: as características funcionais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
TÁSSIA DE MELO BORGES
Matemática e Educação de Surdos: estudo descritivo e analítico da produção acadêmica a partir da BDTD (2010 – 2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
GLADYS REGINA BARROS SILVA
Formação e atuação dos instrutores da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uberaba/MG: um estudo a partir de narrativas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
MARIA CATARINA CÂNDIDO ÁRABE
Audiodescrição e divulgação científica em uma exposição no Museu dos Dinossauros em Uberaba/MG. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
TAINÁ MARAUCCI APRILE
Acessibilidade e inclusão em espaços científico-culturais: análise das produções levantadas junto à biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Clique AQUI para acessar.
CAROLINA SILVA SANCHES
Mediações instrumental e humana: um olhar sobre o Museu dos Dinossauros de Uberaba-MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Clique AQUI para acessar.
LUCAS BORGES DE OLIVEIRA DUTRA
Educação não formal e cultura no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi: a música para além da sala de aula nas narrativas de quatro professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
HELOÍSA DE FARIA FOLADOR
Museus virtuais de ciências: possibilidades e desafios para a divulgação científica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Clique AQUI para acessar.
MAYARA LAURA ROCHA ROSSI MARTINS
O ensino de Matemática para alunos Surdos: em foco a prática pedagógica de um professor ouvinte e de um professor Surdo em Uberaba/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Clique AQUI para acessar.
CARLOS ALBERTO BIELERT NETO
O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Clique AQUI para acessar.
ROMULO RAMUNCH MOURÃO SILVA
A Ciência em Revista: uma Cosmologia Super Interessante? 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Clique AQUI para acessar.
BRUNO INÁCIO DA SILVA PIRES
A escola vai ao museu (!)(?): investigando as ações de educação não formal nas escolas municipais de Uberaba, MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Clique AQUI para acessar.
CAROLINA KIYOKO MELLINI
A Constituição da Identidade Profissional de Professores Iniciantes de Ciências e Biologia: um estudo com egressos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Clique AQUI para acessar.
CLEITON DA SILVA PINHEIRO
Reflexos do PIBID na construção da identidade docente e na superação de desafios no início da carreira. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Clique AQUI para acessar.
MARIA BETÂNIA MOREIRA CARVALHO SILVA
Museologia Social: a relação museu-comunidade a partir das vozes que construíram e constroem o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
Conto, por Pedro Donizete Colombo Junior: clique AQUI.
MONICA IZILDA DA SILVA
Olhares juvenis para as escolas – gaiolas ou asas? Um estudo em Uberaba/MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
THAÍS BALADA CASTILHO
O discurso da divulgação científica na educação em ciências: análise da narrativa cinematográfica em filmes de ficção científica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Clique AQUI para acessar.
ALINE RESENDE GOMES
Investigando os sentimentos e emoções do licenciando que emergem no Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Clique AQUI para acessar.
ARIANY PALHARES DE OLIVEIRA BORGES VICENTE
A in(ex)clusão do estudante surdo em aulas de ciências: análise de uma proposta didática envolvendo museu e escola com base no método da lembrança estimulada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
BEATRIZ CRISTINA DA SILVA DELALÍBERA
Análise de dissertações do PROFMAT (2013 a 2017): o jogo como objeto de estudo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
CARMEN DE ALMEIDA MARTINS
Produtos educacionais do PROFMAT: um olhar sobre as TDIC no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
FREDERICO TRISTÃO CRUVINEL SILVA
O papel educativo dos museus de Uberaba/MG: um olhar a partir da educação patrimonial. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
CARLA MADALENA SANTOS
A interdisciplinaridade e o uso das TIC como fomento para o ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental II. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Clique AQUI para acessar.
DISSERTAÇÕES ORIENTADAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
BAPTISTA MANUEL JOÃO
A utilização didática do Geogebra em Geometria Analítica na formação inicial de professores de Matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Ensino da Matemática) – Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED-CS), Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.
Clique AQUI para acessar.
GERVÁSIO YOLUAVALI ITOTONAY
Sequência didática inspirada em História da Matemática como estratégia metodológica para o ensino das equações do 2º grau na 9ª classe no município do Huambo/Angola. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Ensino da Matemática) – Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED-CS), Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.
Clique AQUI para acessar.