Dissertações defendidas

CAROLINA SILVA SANCHES

Mediações instrumental e humana: um olhar sobre o Museu dos Dinossauros de Uberaba-MG. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Clique AQUI para acessar.

 

LUCAS BORGES DE OLIVEIRA DUTRA

Educação não formal e cultura no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi: a música para além da sala de aula nas narrativas de quatro professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Clique AQUI para acessar.

 

HELOÍSA DE FARIA FOLADOR

Museus virtuais de ciências: possibilidades e desafios para a divulgação científica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Clique AQUI para acessar.

MAYARA LAURA ROCHA ROSSI MARTINS

O ensino de Matemática para alunos Surdos: em foco a prática pedagógica de um professor ouvinte e de um professor Surdo em Uberaba/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Clique AQUI para acessar.

CARLOS ALBERTO BIELERT NETO

O professor e os textos de divulgação científica: análise de uma sequência didática para o ensino da temática energia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Clique AQUI para acessar.

 

ROMULO RAMUNCH MOURÃO SILVA

A Ciência em Revista: uma Cosmologia Super Interessante? 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Clique AQUI para acessar.

 

BRUNO INÁCIO DA SILVA PIRES

A escola vai ao museu (!)(?): investigando as ações de educação não formal nas escolas municipais de Uberaba, MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

CAROLINA KIYOKO MELLINI

A Constituição da Identidade Profissional de Professores Iniciantes de Ciências e Biologia: um estudo com egressos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Clique AQUI para acessar.

 

CLEITON DA SILVA PINHEIRO

Reflexos do PIBID na construção da identidade docente e na superação de desafios no início da carreira. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Clique AQUI para acessar.

 

MARIA BETÂNIA MOREIRA CARVALHO SILVA

Museologia Social: a relação museu-comunidade a partir das vozes que construíram e constroem o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

Narrativas: clique AQUI para acessar. Conto, por Pedro Donizete Colombo Junior: clique AQUI.

MONICA IZILDA DA SILVA

Olhares juvenis para as escolas – gaiolas ou asas? Um estudo em Uberaba/MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

THAÍS BALADA CASTILHO

O discurso da divulgação científica na educação em ciências: análise da narrativa cinematográfica em filmes de ficção científica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Clique AQUI para acessar.

 

ALINE RESENDE GOMES

Investigando os sentimentos e emoções do licenciando que emergem no Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Clique AQUI para acessar.

 

ARIANY PALHARES DE OLIVEIRA BORGES VICENTE

A in(ex)clusão do estudante surdo em aulas de ciências: análise de uma proposta didática envolvendo museu e escola com base no método da lembrança estimulada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

BEATRIZ CRISTINA DA SILVA DELALÍBERA

Análise de dissertações do PROFMAT (2013 a 2017): o jogo como objeto de estudo. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

CARMEN DE ALMEIDA MARTINS

Produtos educacionais do PROFMAT: um olhar sobre as TDIC no ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

FREDERICO TRISTÃO CRUVINEL SILVA

O papel educativo dos museus de Uberaba/MG: um olhar a partir da educação patrimonial. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

CARLA MADALENA SANTOS

A interdisciplinaridade e o uso das TIC como fomento para o ensino de ciências e matemática no Ensino Fundamental II. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Clique AQUI para acessar.

 

 

DISSERTAÇÕES ORIENTADAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

 

BAPTISTA MANUEL JOÃO

A utilização didática do Geogebra em Geometria Analítica na formação inicial de professores de Matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Ensino da Matemática) – Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED-CS), Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.

Clique AQUI para acessar. 

 

GERVÁSIO YOLUAVALI ITOTONAY

Sequência didática inspirada em História da Matemática como estratégia metodológica para o ensino das equações do 2º grau na 9ª classe no município do Huambo/Angola. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Ensino da Matemática) – Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza-Sul (ISCED-CS), Universidade Katyavala Bwila (UKB), Angola.

Clique AQUI para acessar.