GENFEC em notícia

Professores da UFTM participam de e-book sobre a importância do conhecimento científico

Os professores Pedro Colombo e Daniel Ovigli, ambos do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) da UFTM, escreveram o capítulo “O papel dos museus de ciências contra o negacionismo da ciência: o que está em jogo?”, do e-book “Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico”, lançado no último dia 13 de maio pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), juntamente com a PUC Minas. A solenidade foi realizada na PUC campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e contou com a presença de autoridades e pesquisadores/autores do livro. 

Nota: site UFTM

O e-book “Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico”, está disponível gratuitamente em diversas plataformas digitais. Acesse: AQUI

GENFEC no VIII Simbioma

No último dia 07/06/2019, o Prof. Pedro Colombo ministrou palestra o VIII Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica (VIII Simbioma), realizado no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), situado no município de Santa Teresa, estado do Espírito Santo. Na mesa-redonda intitulada “A importância de um Museu para construção da Educação Científica”, moderada pela Profa. Dra. Martha Marandino, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), Pedro tratou do tema “Museus como espaços formativos”. 

GENFEC no I COBEI

Em 11/06/2019 o Prof. Daniel Ovigli proferiu a palestra “Pedagogicidade dos Espaços”, na qual apresentou uma síntese de diferentes pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento pelo GENFEC. A atividade foi realizada durante o I Congresso Brasileiro de Educação Integral (I COBEI), realizado nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O evento teve como objetivo ampliar discussões e socializar experiências quanto à Educação Integral e Cidade Educadora.

 

GENFEC promove oficina de imersão na Natureza  

Durante os dias 10 e 12 de setembro de 2019, licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas e Física participaram da oficina “Aprendendo com a Natureza: geodiversidade, trilhas e audiovisual no ensino de ciências”, realizado na Univerdecidade, UFTM. A oficina, ministrada pelo Prof. Ricardo Faria do Amaral, do Departamento de Geologia da UFRN, foi promovida pelo GENFEC em parceria com o LEGEO e teve como objetivo propiciar momentos de reflexão sobre o uso de espaços extraescolares para o ensino de ciências.