Doutorandos

Heloísa de Faria Folador é doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e mestra em Educação pelo mesmo programa. Possui graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Nomeada em caráter efetivo, em março de 2013, para o cargo de Professora de Educação Básica de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia do Ensino Médio. Especialista em Educação pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Bolsista de supervisão do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5297160848715715

Maria Betânia Moreira Carvalho Silva é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e mestra em Educação pelo mesmo programa. Licenciada e bacharel em História e bacharel em Nutrição; Pós graduada em Saúde da Família e em Docência no Ensino Superior. Trabalha na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como assistente em administração. Interessada e pesquisadora nas áreas de políticas públicas, lei 10.639/2003, formação continuada de professores, história das ciências, educação em espaços não formais. Atualmente cursa mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0906906820806431

Tenisziara de Moura Ferreira é doutoranda em Educação PPGE/UFTM. Mestra em Inovação Tecnológica – UFTM. Licenciada em Letras Port./Ingl. – UNIUBE; Especialista em Linguística Aplicada – UNIUBE; Formação em Estudos de Política e Estratégia; Técnica em Informática – CEFET. Atuou como Assistente Técnico Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. Ocupante do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na UFTM desde 2010. Coordenou o Programa de Monitoria Pró-Reitoria de Ensino e atualmente trabalha no Setor de Acompanhamento Pedagógico da PROACE. Experiência na área de gestão de projetos educacionais, organização de eventos educacionais e acompanhamento pedagógico de alunos. Interesse em aprendizagem de alunos, ensino à distância e evasão universitária. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7449854297886885

Renato de Oliveira é doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFTM, mestre em Ciências Fisiológicas pela UFTM, especialista no Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Licenciado em Ciências Biológicas pela UFU. Atualmente é professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) onde atua lecionando Biologia nos cursos Técnicos Integrados aos Ensino Médio. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6342418379812394

Luana Rodrigues de Araújo é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista CAPES, representante discente no Colegiado do PPGAC, possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba (2005). Graduanda no curso de Licenciatura em Teatro pela UNIASSELVI. Cursa Especialização em Teatro, Dança e Música na sala de aula. Atua com Teatro a mais de 20 anos em espaços informais e não formais de Educação. Pesquisa Teatro e Ciências, Teatro e Educação e Palhaçaria. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6130078780691192

Thiago Riccioppo é doutorando em Educação pela UFTM. Mestre em História pela  UFU. Especialista em História do Tempo Presente: pensamentos, transformações rumo à globalização pela UNIFRAN. Graduado em História pela FFCL. Gerente, historiador e curador do Museu do Zebu. Professor-formador na Casa do Educador Professora Dedê Prais. Conselheiro do Conselho de Turismo, Vice-presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba. Membro da Governança e dos Grupos de Trabalhos de educação e patrimônio cultural do Aspirante Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências da UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8381029422208441

Diogo Arantes Campos é doutorando em Educação pela UFTM. Graduado do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Tem interesse de pesquisa envolvendo jogos digitais e educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1490880859201263

Sabrina Eleutério Alves é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFTM. Graduada em Licenciatura em Física pela UFTM, especialização em Gestão Escola pela FAVENI, especialização em Informática e Educação Especial pela FAVENI, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFU. Atualmente servidora pública estadual, lotada na E. E. Francisco Cândido Xavier, como vice-diretora e professora de Física e Supervisora do PIBID de Física da UFTM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3004346981156068

Natália de Andrade Nunes é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFTM. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU. Realizou ações e pesquisas na área de espaços não formais e divulgação científica junto ao Laboratório de Mídias, Museus, Ciência, Cultura e Educação (MMuCCE) da UFU e atua nessa área de pesquisa junto ao Museu Diversão com Ciência e Arte – DICA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5261158956288387

Magda Lucia Vilas-Boas é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro -Uberaba-MG. Mestre em Educação Tecnológica. Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba/MG. Curso de Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/São Paulo/SP. Pós-graduação (Especialização) em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfunlness pela Universidade Católica do Paraná – PUC Paraná. Pós-graduação (Especialização) em Educação, Valores Humanos e Cidadania na Escola – USP/SP. Pós-graduação (Especialização) em Psicologia Organizacional pela UNIFRAN – Franca/SP. Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino de Uberaba/MG. Mediadora e Conciliadora de Conflitos pela Escola Paulista de Magistrados. Conhecimentos de Biodança e Movimento Corporal, Saúde e Qualidade de Vida na Escola e na Empresa. Autora de noves livros sobre Educação e Qualidade de Vida. Alguns artigos publicados. Professora universitária, atualmente, em regime de bolsa pela Capes. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7756770179048738

servletrecuperafoto

Ana Paula Zanoli Pinheiro é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro -Uberaba-MG. É mestra em Educação em Ciências e Matemática (2023) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Franca (2016) e em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Saneamento Ambiental (IFTM) e em Ensino de Ciências por Investigação (UFMG). Professora efetiva de educação básica – Ciências – para turmas do anos finais do ensino fundamental – 6º ao 9º ano – e professora efetiva das turmas dos anos iniciais – 1º ao 5º ano – do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Uberaba. Atualmente exerce a função de Gestora Escolar da EM Professora Stella Chaves. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2858756732931466

Cristina Beatriz Santos de Oliveira é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro -Uberaba-MG. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2023). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2009), Especializações em Gestão Ambiental: Diagnóstico e Adequação Ambiental (2012) e Ensino de Ciências Anos Finais do Ensino Fundamental (2022). Atualmente é Preceptora no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Professora de Educação Básica efetiva na Rede Pública Estadual e Municipal da Cidade de Uberaba. Participa do grupo de pesquisa Integra – UFTM: Integração de Saberes na Formação de Professores de Ciências e Matemática para o Campo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7797055648680433